APRESENTAÇÂO

Um grupo de discursão foi montado no intuito de debater sobre "O ensino de línguas na modalidade EAD". Os integrantes do grupo fazem parte dos dicentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre orientação do professor Glaucio Machado na disciplina "Teorias da educação e da comunicação". Tentaremos mostrar diversos aspectos do ensino de uma língua estrangeira nesta modalidade, bem como apresentar possíveis ferramentas que possam garantir a eficácia de um curso de línguas de maneira virtual.

Somos seis os integrantes deste grupo discursivo:
Robson Azevedo Costa (Letras Espanhol)

Alana Najara de Menezes Gois (Letras Espanhol)


Valter Santos Lobo (Letras Espanhol)


Tamires Oliveira (Letras Espanhol)


Maria Simone Leal de Jesus (Administração)


Alisson Pinheiro Rodrigues (Administração)


Atualmente o blog está sobre responsabilidade exclusiva de Robson Azevedo Costa, e aqui ampliaremos nossos debates sobre "O ensino de língua espanhola em ambientes virtuais".

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Desafios para o ensino de língua estrangeira no AVA.

Estamos passando por um momento em que os ambientes virtuais estão se tornando cada vez mais efetivos na vida dos seres humanos. Hoje podemos estudar, fazer compras, efetuar pagamentos, etc..., tudo pela internet, porém o ponto de nossa discursão envolve a eficácia deste novo modelo pedagógico de ensino-aprendizagem em relação ao ensino de línguas.

Vilson Leffa, estudioso no campo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, aponta em um trecho de seu artigo "O ENSINO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS
COMUNIDADES VIRTUAIS" quatro desafios para o ensino-aprendizagem de línguas como mostra o seguinte fragmento:
"O manual de sobrevivência do professor de línguas estrangeiras na virada do milênio envolve, a meu ver, quatro desafios: (1) geração do conhecimento, (2) animação da inteligência coletiva, (3)
desenvolvimento da consciência planetária e (4) realfabetização.

Tendo em vista esta afirmação, deixamos uma pergunta:

O que cada desafio deste quer propor para o ensino de línguas e a sociedade envolvida??

3 comentários:

  1. O professor de línguas deve estar antenado com todas as novidades tecnológicas do mundo atual. E usar os ambientes virtuais de comunicação é uma estratégia muito interessante. Todos essas questões do manual de sobrevivência citados são realidades que não tem mais como fugir, creio que o aperfeiçoamento a novas habilidades do professor é que vai pesar na forma como o mesmo deve conduzir seu trabalho, que pode ser de forma arcaica ou moderna, cabe ao mesmo decidir qual o melhor!

    ResponderExcluir
  2. O ambiente virtual está presente em nosso dia-a-dia e veio para diminuir as distâncias e facilitar o meio de vida. Tanto profissional como também educacional, ou seja, os mais variados meios possivéis. juliana Xavier

    ResponderExcluir
  3. O ensino de línguas no mundo virtual é fundamental, pois facilita a comunicação entre diferentes idiomas. Mas como foi destacado, deixa a desejar no que se refere a expressão oral dos interlocutores.Os quais nessecitam de um desempenho que vai além dos AVAs.

    ResponderExcluir