As mudanças no ensino-aprendizagem se desenvolvem com o passar do tempo, novos avanços tecnológicos começam a invadir o espaço, o meio virtual vem adquirindo forças cada vez maiores no sentido de uma garantia na qualidade do ensino-aprendizagem, no entanto, todas estas mudanças implicam diretamente em fatores socio-culturais.
A busca do conhecimento através das redes de comunicações vem modificando costumes culturais, valores, modo de pensar e agir em relação ao mundo e, não podemos evitar o envolvimento com a informática uma vez que se tornou forma de interação com o mundo através da internet.
A compreensão de um idioma por meio de ambientes virtuais é muito importante à medida que capacita e forma profissionais das mais variadas diversidades regionais por meio de contínuas interações. Também se trata de uma forma mais rápida de aprendizado onde os sujeitos envolvidos buscam novas maneiras de aquisição do conhecimento em custos cada vez menores. Com um curso na modalidade EAD, o indivíduo ganha maior liberdade para pensar e viver experiências nos diversos âmbitos do mundo, ou seja, ele não se sentirá preso apenas àquilo que propõe um determinado curso e, mesmo sem perceber, estará envolvido com outras áreas distintas.
Quando tratamos do ensino de línguas há um certo receio com relação ao aproveitamento do curso em ambientes virtuais, visto que devem ser trabalhadas quatro habilidades comunicativas: Ler, escrever, ouvir e falar. O quesito oralidade é o que mais causa a desconfiança de todos, pois muitos ainda não conseguem ver como se trabalha esta "destreza" no ambiente virtual.
Logo, aqui fica uma pergunta para aqueles que se sentirem livres para debate e/ou já vivenciaram alguma experiência:
Quais as ferramentas propostas num ambiente virtual para que se possam trabalhar cada uma das habilidades comunicativas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário