APRESENTAÇÂO

Um grupo de discursão foi montado no intuito de debater sobre "O ensino de línguas na modalidade EAD". Os integrantes do grupo fazem parte dos dicentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre orientação do professor Glaucio Machado na disciplina "Teorias da educação e da comunicação". Tentaremos mostrar diversos aspectos do ensino de uma língua estrangeira nesta modalidade, bem como apresentar possíveis ferramentas que possam garantir a eficácia de um curso de línguas de maneira virtual.

Somos seis os integrantes deste grupo discursivo:
Robson Azevedo Costa (Letras Espanhol)

Alana Najara de Menezes Gois (Letras Espanhol)


Valter Santos Lobo (Letras Espanhol)


Tamires Oliveira (Letras Espanhol)


Maria Simone Leal de Jesus (Administração)


Alisson Pinheiro Rodrigues (Administração)


Atualmente o blog está sobre responsabilidade exclusiva de Robson Azevedo Costa, e aqui ampliaremos nossos debates sobre "O ensino de língua espanhola em ambientes virtuais".

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A EDUCAÇÃO VIRTUAL DESDE CEDO!!!

As tecnologias estão em todos os lugares,seja em casa com os aparelhos eletrônicos ou nas lan houses e até nas escolas. Algumas escolas já adotam aulas de informática para crianças,que cada vez mais cedo entram no mundo virtual da aprendizagem. Estas crianças são verdadeiros professores quando se trata do mundo digital.
À seguir fotos de crianças que dão verdadeiras aulas no computador.



Importância do espaço virtual

As mudanças no ensino-aprendizagem se desenvolvem com o passar do tempo, novos avanços tecnológicos começam a invadir o espaço, o meio virtual vem adquirindo forças cada vez maiores no sentido de uma garantia na qualidade do ensino-aprendizagem, no entanto, todas estas mudanças implicam diretamente em fatores socio-culturais.
A busca do conhecimento através das redes de comunicações vem modificando costumes culturais, valores, modo de pensar e agir em relação ao mundo e, não podemos evitar o envolvimento com a informática uma vez que se tornou forma de interação com o mundo através da internet.
A compreensão de um idioma por meio de ambientes virtuais é muito importante à medida que capacita e forma profissionais das mais variadas diversidades regionais por meio de contínuas interações. Também se trata de uma forma mais rápida de aprendizado onde os sujeitos envolvidos buscam novas maneiras de aquisição do conhecimento em custos cada vez menores. Com um curso na modalidade EAD, o indivíduo ganha maior liberdade para pensar e viver experiências nos diversos âmbitos do mundo, ou seja, ele não se sentirá preso apenas àquilo que propõe um determinado curso e, mesmo sem perceber, estará envolvido com outras áreas distintas.
Quando tratamos do ensino de línguas há um certo receio com relação ao aproveitamento do curso em ambientes virtuais, visto que devem ser trabalhadas quatro habilidades comunicativas: Ler, escrever, ouvir e falar. O quesito oralidade é o que mais causa a desconfiança de todos, pois muitos ainda não conseguem ver como se trabalha esta "destreza" no ambiente virtual.
Logo, aqui fica uma pergunta para aqueles que se sentirem livres para debate e/ou já vivenciaram alguma experiência:
Quais as ferramentas propostas num ambiente virtual para que se possam trabalhar cada uma das habilidades comunicativas?

Grupos das apresentações



















Os grupos acima fizeram um trabalho muito importante para ampliar pesquisas que possam servir como embasamentos teórico e práticos do ensino-aprendizagem na modalidade EAD. Apresentando temáticas diferentes, cada um tentou definir a importância das novas tecnologias para o ensino-aprendizagem em nosso país, e sem alguma restrição a faixa etária, uma vez que crianças de 5 ou 6 anos, hoje em dia, já sabem muito mais manuzear qualquer máquina eletrônica que qualquer outra pessoa bem mais experiente.










terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aula do dia 13/11/09 --Apresentação de blogs

No último dia 13 de novembro, foram apresentados três blogs. São eles, "EAD: O sucesso depende de você",que mostrou como vem crescendo os cursos virtuais; "O cinema vai à sala de aula", que nos mostrou como utilizar filmes na sala, para tornar as aulas mais descontraídas; "Educação inclusiva", que falou sobre a educação de pessoas especias no mundo da tecnologia.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Desafios para o ensino de língua estrangeira no AVA.

Estamos passando por um momento em que os ambientes virtuais estão se tornando cada vez mais efetivos na vida dos seres humanos. Hoje podemos estudar, fazer compras, efetuar pagamentos, etc..., tudo pela internet, porém o ponto de nossa discursão envolve a eficácia deste novo modelo pedagógico de ensino-aprendizagem em relação ao ensino de línguas.

Vilson Leffa, estudioso no campo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, aponta em um trecho de seu artigo "O ENSINO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS
COMUNIDADES VIRTUAIS" quatro desafios para o ensino-aprendizagem de línguas como mostra o seguinte fragmento:
"O manual de sobrevivência do professor de línguas estrangeiras na virada do milênio envolve, a meu ver, quatro desafios: (1) geração do conhecimento, (2) animação da inteligência coletiva, (3)
desenvolvimento da consciência planetária e (4) realfabetização.

Tendo em vista esta afirmação, deixamos uma pergunta:

O que cada desafio deste quer propor para o ensino de línguas e a sociedade envolvida??

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Passagem da Vida

No tempo que passa,
A lembrança perturba,
Em um dia de chuva,
O cansaço que enfada.

Mas na noite estrelada,
Um pensamento profundo,
Ouvindo o murmúrio,
Do vento que passa.

Assim como o vento,
A vida vai passando,
E sorrindo ou chorando,
Me perco no tempo.

A paisagem que vejo,
Me faz encontrar
Em um belo luar
O lugar que anseio.

De volta comigo
Sou mais um menino
Que um dia perdido
Não foi compreendido.



ROBSON AZEVEDO COSTA

Realidad de la vida

En medio a la obscuridad,
Consigo todo mirar,
Viviendo una realidad
Que jamás pudiera pensar.

Hambre, desempleo, injusticia…
Entre otras que no voy a aclarar,
Hacen parte de una vida
De la cual no me puedo olvidar.

Aquéllos que se dicen justos,
Pero inmóviles en un mismo lugar,
Ni piensan en hacer proyectos
Para el mundo adelantar.

Son tantas las humillaciones
Que siempre vamos a pasar,
Mientras los corazones
Ya no pueden soportar.

Sólo nos quedaremos mejores
Si juntos podamos ayudar
A las personas más nobles,
Pero con mucho amor a dar.


ROBSON AZEVEDO COSTA