A educação no Brasil e no mundo tem passado por profundas transformações. Há muito tempo já se falava em Educação a Distância, o mundo se encontrava em um estágio de globalização. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) os cursos semi-presenciais ganharam e continuam ganhando forças cada vez mais incontroláveis, favorecendo, dentre outras causas, a inclusão digital.
Ao mesmo tempo que a "educação virtual" enumera diversas e diversificadas vantagens, também contribui para uma evasão dos cursos entre 60% e 90%, e ainda interfere na qualidade dos conteúdos programáticos e algumas instituições. O mundo tem substituído a escrita pela era digital, onde esta oferece suportes para aquivação de conteúdos, correções de documentos em tempo real ou não, redes colaborativas de aprendizagem, etc. No entanto, há algo muito intrigante e que se tornou motivos de vários questionamentos dentre às diversas áreas dos saberes: será que o Brasil estava ou está pronto para oferecer cursos desta natureza.
Levando em consideração o foco de pesquisa supramencionado, o ensino de línguas estrangeiras em redes colaborativas de aprendizagem tem acolhido um grande número de "futuros profissionais" disponibilizando ferramentas capazes de trabalhar às competências que o ensino de línguas exige. São elas: escrita, leitura, oralidade e audição. No entanto, qual(-is) ferramenta(-s) pode(-m) ser implementada(-s) a fim de garantir eficiência no ensino-aprendizagem de tais competências nessa modalidade?
Olá amigo visitei seu blog e axei interrsantissimo suas experiencias e seus relatos sobre a educação por meio de recuros via midia,... Tb tenho um projeto de lingua estrageira(espanhol) com crianças e adolescentes em comunidades rurais, muito bom mesmo e que trabalho com eles tb via internet, ou seja, utilizo leituras hipertextuais por meio de um blog que contem experiencias educativas em paises que são falantes do espanhol. Conheca meu blog e siga nos, pois será um enorme prazer...http://nunessfernando.blogspot.com
ResponderExcluirFernando!Fortaleza 15/05/2011
Olá Robson, parabéns pela sua iniciativa em manter o Blog; achei interessante o conteúdo exposto por você e seu grupo, e tomei a liberdade de mencioná-lo em um exercício que estamos fazendo na 1ª fase do nosso curso de Letras Espanhol - EaD pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em Itajaí. Despertou minha curiosidade, o seguinte: o material teórico que vocês colocaram é riquíssimo, no entanto, não houve muita interação, comentários, salvo a do colega de Fortaleza/CE, e assim surgiu um questionamento: o curso de vocês é pela modalidade EaD ou presencial? Pergunto, porquê acho que nessa comparação, percebo que no EAD há um estímulo maior para o uso das TICs,e acaba sendo natural, pois é o principal meio de aprendizagem, enquanto, na modalidade presencial o foco são as aulas e as TICS ficam em segundo plano. Bem, no EaD é natural que sejamos levados a uma exploração maior de cada ferramenta, no momento,o objetivo é este mesmo.
ResponderExcluirQuanto ao questionamento que você deixou; penso que no nosso país com todas as mazelas que sabemos, a educação virtual já é uma realidade e, creio que o ambiente virtual, num todo, oferece os meios para se trabalhar a escrita, leitura, oralidade e audição como você colocou,e um dos grandes desafios está mesmo na orientação dispensada e disciplina para o estudo.
Novamente, meus PARABÉNSSSS! e, VISITE-NOS: http://eaditajai.blogspot.com
Sandra/ Blumenau/SC
Muito interessante...
ResponderExcluirMaria