APRESENTAÇÂO

Um grupo de discursão foi montado no intuito de debater sobre "O ensino de línguas na modalidade EAD". Os integrantes do grupo fazem parte dos dicentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre orientação do professor Glaucio Machado na disciplina "Teorias da educação e da comunicação". Tentaremos mostrar diversos aspectos do ensino de uma língua estrangeira nesta modalidade, bem como apresentar possíveis ferramentas que possam garantir a eficácia de um curso de línguas de maneira virtual.

Somos seis os integrantes deste grupo discursivo:
Robson Azevedo Costa (Letras Espanhol)

Alana Najara de Menezes Gois (Letras Espanhol)


Valter Santos Lobo (Letras Espanhol)


Tamires Oliveira (Letras Espanhol)


Maria Simone Leal de Jesus (Administração)


Alisson Pinheiro Rodrigues (Administração)


Atualmente o blog está sobre responsabilidade exclusiva de Robson Azevedo Costa, e aqui ampliaremos nossos debates sobre "O ensino de língua espanhola em ambientes virtuais".

quarta-feira, 16 de março de 2011

As Tics nas aulas de língua estrangeira

A educação no Brasil e no mundo tem passado por profundas transformações. Há muito tempo já se falava em Educação a Distância, o mundo se encontrava em um estágio de globalização. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) os cursos semi-presenciais ganharam e continuam ganhando forças cada vez mais incontroláveis, favorecendo, dentre outras causas, a inclusão digital.

Ao mesmo tempo que a "educação virtual" enumera diversas e diversificadas vantagens, também contribui para uma evasão dos cursos entre 60% e 90%, e ainda interfere na qualidade dos conteúdos programáticos e algumas instituições. O mundo tem substituído a escrita pela era digital, onde esta oferece suportes para aquivação de conteúdos, correções de documentos em tempo real ou não, redes colaborativas de aprendizagem, etc. No entanto, há algo muito intrigante e que se tornou motivos de vários questionamentos dentre às diversas áreas dos saberes: será que o Brasil estava ou está pronto para oferecer cursos desta natureza.

Levando em consideração o foco de pesquisa supramencionado, o ensino de línguas estrangeiras em redes colaborativas de aprendizagem tem acolhido um grande número de "futuros profissionais" disponibilizando ferramentas capazes de trabalhar às competências que o ensino de línguas exige. São elas: escrita, leitura, oralidade e audição. No entanto, qual(-is) ferramenta(-s) pode(-m) ser implementada(-s) a fim de garantir eficiência no ensino-aprendizagem de tais competências nessa modalidade?

Por Robson Costa

3 comentários:

  1. Olá amigo visitei seu blog e axei interrsantissimo suas experiencias e seus relatos sobre a educação por meio de recuros via midia,... Tb tenho um projeto de lingua estrageira(espanhol) com crianças e adolescentes em comunidades rurais, muito bom mesmo e que trabalho com eles tb via internet, ou seja, utilizo leituras hipertextuais por meio de um blog que contem experiencias educativas em paises que são falantes do espanhol. Conheca meu blog e siga nos, pois será um enorme prazer...http://nunessfernando.blogspot.com

    Fernando!Fortaleza 15/05/2011

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson, parabéns pela sua iniciativa em manter o Blog; achei interessante o conteúdo exposto por você e seu grupo, e tomei a liberdade de mencioná-lo em um exercício que estamos fazendo na 1ª fase do nosso curso de Letras Espanhol - EaD pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em Itajaí. Despertou minha curiosidade, o seguinte: o material teórico que vocês colocaram é riquíssimo, no entanto, não houve muita interação, comentários, salvo a do colega de Fortaleza/CE, e assim surgiu um questionamento: o curso de vocês é pela modalidade EaD ou presencial? Pergunto, porquê acho que nessa comparação, percebo que no EAD há um estímulo maior para o uso das TICs,e acaba sendo natural, pois é o principal meio de aprendizagem, enquanto, na modalidade presencial o foco são as aulas e as TICS ficam em segundo plano. Bem, no EaD é natural que sejamos levados a uma exploração maior de cada ferramenta, no momento,o objetivo é este mesmo.

    Quanto ao questionamento que você deixou; penso que no nosso país com todas as mazelas que sabemos, a educação virtual já é uma realidade e, creio que o ambiente virtual, num todo, oferece os meios para se trabalhar a escrita, leitura, oralidade e audição como você colocou,e um dos grandes desafios está mesmo na orientação dispensada e disciplina para o estudo.

    Novamente, meus PARABÉNSSSS! e, VISITE-NOS: http://eaditajai.blogspot.com

    Sandra/ Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante...


    Maria

    ResponderExcluir